quinta-feira, julho 13, 2006

The Three Burials of Melquiades (2006)


“The Three Burials of Melquiades Estrada” é a pequena homenagem de Tommy Lee Jones ao "western" clássico de Sam Peckinpah, com um toque muito moderno, num curioso e elegantemente desequilibrado filme sobre os três enterros de um mexicano de nome Melquiades Estrada.

Se tal lhe soa estranho, não é por acaso. Afinal, o filme foi escrito por Guillermo Arriaga (o mesmo argumentista dos filmes “Amores Perros” e “21 Grams”, ambos do mexicano Alejandro González Iñárritu), logo o espectador familiarizado com estes dois filmes já sabe mais ou menos para o que vai – um pequeno “puzzle” narrativo que intercruza várias histórias e nos deixa confusos na primeira meia hora, até começarmos a conseguir ligar alguns pontos. Apesar daqui o dispositivo não produzir o mesmo efeito dramático que em “21 Grams” e de se começar a notar claramente que Arriaga parece não ter outro meio para contar as suas histórias, não deixa mesmo assim de funcionar bastante bem na película.

E a prova disso está no prémio para melhor argumento que conquistou na anterior edição do Festival de Cannes. Destaque também para as interpretações de Tommy Lee Jones (vencedor do prémio para Melhor Actor em Cannes), do eterno secundário Barry Pepper (que aqui tem o seu grande momento para brilhar) e para a bela fotografia de Chris Menges (vencedor do Oscar para Melhor Fotografia pelos filmes “The Killing Fields” e “The Mission”, de Roland Joffé).

Um filme a ver, sobretudo se sentir uma certa afinidade por este tipo de histórias e se tiver algum sentido de humor negro dentro de si... 7/10

Trailer: http://a.videodetective.com/?PublishedID=50106

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial