terça-feira, julho 11, 2006

Sida: Circuncisão masculina pode reduzir risco de contágio

Especialistas e investigadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) consideram que a circuncisão poderá ser um instrumento importante no combate à Sida e reduzir grandemente o número de homens infectados.

Num estudo, publicado na revista Public Library of Science Medicine, os especialistas dizem que se todos os homens se submetessem à circuncisão nos próximos 10 anos poderia evitar-se dois milhões de novas infecções e cerca de 300 mil mortes provocadas pela Sida.

Os cientistas justificam que os homens circuncidados o risco de infecção reduz-se porque o prepúcio é formado por células que são mais sensíveis à infecção.

Além disso, acrescentam, o vírus da Sida pode sobreviver muito melhor no ambiente quente e húmido que proporciona a parte inferior do prepúcio.

Uma equipa encabeçada pelo médico Bertran Auvert, do Instituto Nacional Francês para a Investigação, e especialistas da OMS descobriram no ano passado que os homens submetidos à circuncisão na África do Sul tinham 65%menos possibilidades de apanhar Sida.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa a Sida, já infectou mais de 40 milhões de pessoas e matou 25 milhões.

A epidemia afecta nomeadamente os países de África, ao sul do Sahara.
Os cientistas afirmam no estudo que na África Ocidental «a circuncisão masculina é comum e a incidência do HIV é baixa. No sul de África acontece ao contrário».

Acrescentam os especialistas que esta análise mostra que «a circuncisão masculina poderia evitar seis milhões de novas infecções e salvar três milhões de vidas na África sub-sahariana nos próximos 20 anos».

Em termos globais, o procedimento reduziria as infecções em cerca de 37%.

No entanto, os cientistas advertem que a questão deve ser abordada com cautela. «A circuncisão por si só não pode controlar a epidemia da Sida em África. Os homens circuncidados também podem apanhar a infecção, ainda que o risco se ja muito mais baixo», assinalam.

Diário Digital / Lusa

1 Comentários:

Às terça-feira, julho 11, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Vamos lá então a tirar essas peles!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial