Tabaco matará mil milhões de pessoas durante o século XXI
O consumo de tabaco vai causar a morte de cerca de mil milhões de pessoas durante o século XXI, segundo estudos divulgados numa conferência internacional sobre o cancro que se realiza em Washington.
Os estudos foram realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Sociedade do Cancro dos EUA, e a União Internacional contra o Cancro, que organizou o encontro.
«Embora se assista a um declínio do consumo de tabaco a nível mundial, haverá um aumento de fumadores devido ao crescimento demográfico», assinalou Michael Eriksen, director do Instituto de Saúde Pública da Universidade Estatal da Georgia.
Segundo o estudo Câncer Atlas, apresentado nesta conferência, o tabaco é responsável por uma em cada cinco mortes por cancro. Constata-se ainda que o cancro do pulmão é o que tem maior incidência entre os 10,9 milhões de casos de cancro diagnosticados em 2002, ao afectar mais de 1,3 milhões de pessoas.
Segundo a Sociedade de Cancro dos EUA, embora o consumo de tabaco tenha registado uma quebra nos últimos 25 anos nos EUA e noutros países desenvolvidos, este aumentou nas sociedades em vias em desenvolvimento, onde em 1998 consumia-se 67% de todo o tabaco produzido.
Em 2003, o número de fumadores no mundo era estimado em 1.300 milhões de pessoas (mil milhões de homens e o restante mulheres).
Segundo a Sociedade de Cancro dos EUA, esse número aumentou para 1.700 milhões de fumadores em 2005, tendo-se verificado que as mulheres duplicaram o consumo.
«No que se refere ao cancro, sabemos que se tomarmos medidas urgentes poderemos salvar dois milhões de vidas até 2020 e cerca de 6,5 milhões até 2040», segundo Judith Mackay, da OMS.
In Diario Digital
1 Comentários:
E depois disto... ainda insistem em fumarem?!
"Ganda'maluco!!!"
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial