quarta-feira, julho 12, 2006

Garden State (2004)

Andrew Largeman (Zach Braff) é um jovem mergulhado na própria inércia regada a medicamentos, entre o restaurante vietnamita onde trabalha, e a carreira de actor onde não vinga. Certa dia, recebe a notícia da morte da mãe e tem de regressar a casa, em Nova Jersey, onde não vai há já nove anos.

No meio da sua apatia vai revendo os amigos da infância, que o vêem como um actor de sucesso. Mark (Peter Sarsgaard) é um desses amigos que entretanto se tornou coveiro, Jesse (Armando Riesco) é outro, um excêntrico milionário graças à patente da invenção do velcro sem som. Tudo corre dentro da “normalidade” até que Andrew conhece Sam (Natalie Portman), uma jovem extremamente faladora, e ao mesmo tempo uma mentirosa compulsiva, que o cativa de imediato. (o primeiro diálogo entre os dois é hilariante e memorável).

No meio do filme, vão surgindo as personagens mais bizarras, a tia louca, o paquete de hotel, o homem que vive no barco, a mãe que fuma drogas, o cavaleiro, o médico ultra-diplomado, todos com o seu lugar e lógica própria. Claro, que por trás desta viagem de reconhecimento e introspecção que Andrew começa a viver através de Sam, está um drama enorme, que o levou a sair dali, a viver mergulhado em tranquilizantes e a evitar a todos o custo trocar mais de duas palavras com o pai, um pomposo psiquiatra chamado Gideon (Ian Holm).

Resumindo, este pequeno filme (só mesmo no orçamento) escrito, dirigido e interpretado por Zach Braff, que reconhecemos da série “Scrubs”, é uma surpresa extremamente agradável. “Garden State” demarca-se completamente dos clichés dramáticos que alguns pontos do argumento tendem a puxar ao de cima, e que teriam levado Braff a seguir pelo caminho mais fácil.

Bem escrito, bem realizado e bem interpretado, conta com um conjunto de “quotes” e momentos absolutamente memoráveis. Por outro lado, haverá certamente empatia com o público, pois mesmo com todas as suas disfuncionalidades, será impossível que cada um de nós não encontre, pelo menos, um ponto em comum com Andrew, ou com o estranho mundo que o rodeia.

Uma estreia auspiciosa de Zach Braff que elevou, e de que maneira, a fasquia a si próprio. Assim sendo, “Garden State” é daqueles filmes que entra directamente para a filmografia recomendada. A breve prazo, este deverá igualmente ser um filme de culto, sobretudo para a geração que Largeman (26 anos). E não deixem de atentar à banda sonora, também escolhida por Braff, que tal como o filme é simplesmente uma preciosidade…9/10

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=6TViHWBPuqU&search=Garden%20State%20trailer

1 Comentários:

Às quarta-feira, julho 12, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Um filme muito bom.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial