segunda-feira, março 13, 2006

Cem mil portugueses "fundamentais" vão receber antiviral em caso de pandemia

Anuncia a sub-directora-geral da SaúdeGripe das aves: cem mil portugueses "fundamentais" vão receber antiviral em caso de pandemia 10.03.2006 - 15h52 Lusa

Cem mil portugueses considerados "fundamentais para o país", devido aos cargos que ocupam, vão receber antivirais em caso de pandemia provocada pelo vírus da gripe das aves, anunciou hoje a sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A responsável falava numa sessão sobre os cenários pandémicos da gripe, durante a qual anunciou que a Direcção-Geral da Saúde realizou um levantamento dos trabalhadores que são considerados prioritários para o país.

Trata-se de profissionais de saúde, responsáveis que trabalham em sectores como o fornecimento de electricidade, água, gás ou alimentos e ainda outros como as forças de segurança, especificou Graça Freitas.

Estes portugueses constam de um esquema profilático prolongado que consiste na toma durante seis semanas do antiviral considerado mais eficaz para combater a gripe humana provocada pelo vírus H5N1 (oseltamivir).

Portugal tem actualmente armazenados 11 mil tratamentos completos de oseltamivir. A reserva estratégica que assegurará a administração de oseltamivir a 25 por cento da população deverá chegar ao país no segundo semestre deste ano, segundo a informação avançada anteriormente pelo Governo.

Tal como a maioria dos países, Portugal pode efectuar uma reserva para assegurar que se torne possível a aquisição da vacina assim que o vírus sofra uma mutação que permita a transmissão entre humanos e que seja descoberta a respectiva vacina.

Também de acordo com Graça Freitas, Portugal está ainda a avaliar propostas de empresas farmacêuticas que estão a investigar a vacina contra o H5N1.

Graça Freitas afirmou ainda que as recomendações técnicas apontam para a vacinação universal em Portugal, assegurando que todas as pessoas a viver em Portugal poderão ser vacinadas.

Fonte: Publico

1 Comentários:

Às segunda-feira, março 13, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Só mesmo em portugal

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial