quarta-feira, dezembro 21, 2005

ADN descoberto em redor da estrela IRS 46

Investigadores holandeses descobriram através de observações realizadas pelo telescópio Spitzer a existência dos ingredientes básicos precursores do ADN em redor da estrela IRS 46, a 375 anos-luz da Terra, informou o Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Os referidos ingredientes foram encontrados na zona planetária da estrela, uma região onde se crê que surgiram planetas de natureza rochosa, semelhantes à Terra.

Segundo os investigadores, esta é a primeira vez que é descoberta a existência de gases acetileno e cianeto de hidrogénio numa zona planetária que não corresponde à do Sistema Solar.

«Este sistema poderá ter uma aparência semelhante à do nosso planeta há milhares de milhões de anos, muito antes de a vida aparecer», disse Fred Lahuis, do Observatório Leinde, na Holanda.

Lahuis é o principal autor deste estudo, que será publicado na edição de Janeiro da revista Astrophysical Journal Letters.

A estrela IRS 46 está rodeada por gases e pó que se juntam para dar forma aos planetas. De entre 100 estrelas jovens semelhantes, apenas esta mostrou sinais inequívocos desta mescla orgânica, indicaram os especialistas.

Na presença de água, o acetileno e o cianeto de hidrogénio unem-se e formam as unidades químicas essenciais à vida, o ADN e as proteínas, precisaram.

Fonte: Diario Digital
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=206845

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial