terça-feira, dezembro 20, 2005

Chocolate preto previne problemas cardíacos nos fumadores

O chocolate preto pode neutralizar o endurecimento das artérias nos fumadores e evitar-lhes problemas cardíacos graves, indica um estudo hoje publicado na revista Heart.

«Um pedaço pequeno de chocolate preto pode aumentar consideravelmente o consumo de antioxidantes, o que tem um efeito benéfico na saúde vascular», segundo os investigadores.

A conclusão foi extraída da comparação dos efeitos do chocolate preto (com 74% de cacau) e do chocolate branco no fluxo arterial de 20 fumadores.

De acordo com os cientistas, a actividade das células das paredes arteriais e das plaquetas que intervêm na coagulação sanguínea altera-se continuamente nos fumadores.

Esta alteração faz com que as artérias sejam mais susceptíveis ao estreitamento e endurecimento característicos das doenças coronárias.

O estudo indica que foi pedido aos vinte participantes que se abstivessem de consumir alimentos com altos teores de antioxidantes antes de comerem 40 gramas de chocolate.

Duas horas depois, exames com ultra-sons revelaram que o chocolate preto tinha melhorado consideravelmente o fluxo arterial, um efeito que se manteve durante oito horas.

As análises ao sangue também mostraram que esse tipo de chocolate reduzira para metade a actividade das plaquetas. Além disso, os níveis de antioxidantes aumentaram rapidamente duas horas depois.

Em contraste, o chocolate branco não teve efeitos nas células do endotélio, nem nas plaquetas, nem nos níveis de antioxidantes, segundo o estudo.
O chocolate preto tem mais antioxidantes que qualquer outro alimento, incluindo o vinho tinto, o chá verde e a fruta.

Diário Digital / Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial