Francesa recebe o primeiro transplante de cara de sempre
Uma francesa passou à história como a primeira mulher do mundo a ser submetida a um transplante de cara, avança a revista Le Point. A paciente perdeu o nariz, lábios e queixo depois de ter sido atacada por um cão.
Para realizar esta cirurgia os médicos retiraram tecidos, músculos, artérias e veias de um dador em morte cerebral, e implantaram-nos na cara da vítima. Os médicos sublinham que a mulher não vai ficar parecida com o dador. No entanto, também não vai ficar igual ao que era. O resultado será aquilo que os especialistas chamam de uma cara híbrida.
Os transplantes de cara já são tecnicamente possíveis há alguns anos, na sequências de investigação de equipas de cientistas norte-americanos, britânicos e franceses. A pele proveniente da cara de outra pessoas é normalmente mais adequada para transplantar, já que coincide melhor em termos de textura e cor do que a pele retirada de outras partes do corpo.
Os cientistas tiveram sempre, no entanto, o obstáculo das preocupações éticas, juntamente com o impacto psicológico que pode ter para uma pessoa olhar-se ao espelho e não se reconhecer.
No caso da francesa, de 38 anos, foi preciso um longo tempo de apoio psicológico antes dos médicos decidirem avançar com a operação, que terá durado cerca de cinco horas. A mulher tinha ficado gravemente desfigurada na sequência de um ataque, em Maio deste ano, tendo ficado parcialmente incapacitada para falar ou comer, adiantou em comunicado o hospital de Amiens, onde a cirurgia aconteceu este fim-de-semana.
Agora, como todos os transplantados, a doente terá que tomar imunosupressores para permitir ao organismo aceitar o tecido doado.
Fonte: Diario Digital
1 Comentários:
Ok quando quiseres mudar de cara vai a França
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial