domingo, janeiro 14, 2007

O que os jovens portugueses fazem na net

Os jovens entre os 15 e 24 anos foram os que mais navegaram na Internet a partir de casa durante 2006, tendo visitado com maior frequência o site http://www.hi5.com, revela um estudo da Netpanel, divulgado pela agência Lusa.

Em 2006, 848 mil jovens entre os 15 e os 24 anos, residentes no Continente, navegaram na Internet a partir de casa, o que corresponde a 98,6 por cento do universo composto pelos internautas portugueses desta faixa etária. No total, 2,964 milhões de indivíduos que estiveram ligados na Internet a partir de casa, o que corresponde a 98,1 por cento do universo de utilizadores estudados pela Netpanel.

Em páginas visitadas, o hi5 liderou com 2,3 mil milhões de visualizações, seguido do http://www.msn.com, com mil milhões e do http://www.google.pt/, com 986 milhões. O mês Setembro foi o mês de maior actividade, com 2,564 milhões utilizadores únicos (84,8 por cento). Os jovens portugueses visualizaram um total de quase 15 mil milhões de páginas em 2006, uma média de 17 647 por utilizador. O tempo despendido pelos jovens neste meio superou as 115 milhões de horas, uma média de 135 horas 46 minutos por utilizador.

Estes números indicam que cada jovem desta faixa etária passou uma média de 22 minutos por dia a navegar na Internet em sua casa. A Netpanel analisa o comportamento dos internautas portugueses, residentes no Continente, com quatro ou mais anos de idade, a partir de um painel de utilização doméstica.

Ver o Estudo

Em relação ás "procuras", a palavra «sexo» deixou de ser a mais procurada na net pelos portugueses. No ano passado, o termo de pesquisa mais usado no Mundo foi destronado do primeiro lugar, e substituído no pódio pela palavra «gmail». Este termo foi pesquisado por 389 mil portugueses de 4 e mais anos quando navegaram na Internet em suas casas, um valor que representa 12,9% dos cibernautas nacionais, refere a Marktest. «Este facto constitui uma novidade relativamente a anos precedentes, quando em primeiro lugar nas pesquisas estava a expressão «sexo», diz ainda.

Esta expressão, «sexo», surge agora na segunda posição das pesquisas mais frequentes, realizadas por 363 mil cibernautas, 12% do universo. «Jogos» foi a terceira expressão mais procurada, por 356 mil utilizadores únicos, 11,8% dos cibernautas.

Na lista das 10 expressões mais procuradas, estão ainda o «google», «emule», «hi5», «sapo», «fnac», «páginas amarelas» e «euromilhões». Segundo a Marktest, o top das pesquisas apresenta diferenças significativas se analisado o género dos cibernautas. Para os homens, as expressões preferidas são «sexo», «emule» e «gmail», enquanto para as mulheres «gmail», «jogos» e «fnac» são as mais procuradas.

A FNAC foi a empresa mais procurada na Internet, com a expressão «fnac» a posicionar-se em 8º lugar, procurada por 312 mil utilizadores únicos (10,3%). A expressão «páginas amarelas» ficou em nono lugar, procurada por 286 mil indivíduos (9,5% do total). Já o Euromilhões motivou buscas de 278 mil utilizadores únicos (9,2%), tendo sido a 10ª expressão com mais procuras na net.

Morangos com Açúcar foi o programa de televisão mais procurado na Internet, com 239 mil utilizadores únicos (7,9%) a pesquisarem a expressão «morangos açúcar», tendo sido a 18ª expressão mais procurada.

Relacionado, Francisco Adam foi a personalidade mais procurada pelos cibernautas portugueses, surgindo na 32ª posição, com 186 mil utilizadores únicos (6,1%). «Floribella» foi igualmente uma expressão muito procurada na rede, surgindo na 36ª posição, procurada por 180 mil utilizadores únicos (6%).

Ana Malhoa foi a mulher mais procurada no mundo digital, com o seu nome a motivar procuras de 115 mil utilizadores únicos (3,8%), colocando-se na 74ª posição.

Em 115º lugar surge a expressão Diana Chaves, procurada por 93 mil utilizadores únicos (3,1%) e em 154º a expressão Joana Duarte, que foi procurada por 84 mil utlizadores únicos. Soraia Chaves e Merche Romero estão entre os top 200, na 179ª e 180ª posição, procuradas por 79 mil utilizadores únicos (2,6%).

Refira-se, por fim, que a personalidade internacional que mais portugueses procuraram na Internet quando navegaram a partir do lar foi Shakira, uma expressão que surge no 187º lugar, procurada por 77 mil utilizadores únicos (2,5%).

Ver Estudo

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial