segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Saw 2 (2005)


Depois de ter sido, sem dúvida, um dos maiores sucessos dos últimos tempos no género, era inevitável uma sequela, e pouco mais de um ano depois surge “Saw 2”, um filme que para nosso contentamento ainda consegue surpreender.

E isso é fundamentalmente conseguido através da descoberta que fazemos ao mundo “Jigsaw”, um vilão tremendamente carismático e com suficiente força para fazer frente a qualquer um dos “bad guys” do cinema de terror dos anos 70 e 80.

Mas neste segundo capítulo há novas vantagens, como seria de esperar, e a maior calma em produzir um banho de sangue e gore sem preocupações nas audiências dão ao filme um maior realismo e agonia.

E deixo já um aviso. Os que não suportam ver seringas, afastem-se o que poderem desta obra. Existe uma sequência no filme que é do mais tenebroso, violento e gráfico para quem tem esta fobia.

Também podemos dizer que desta vez “Saw 2” são dois filmes num. A acção decorre em duas frentes, havendo claramente uma supremacia inicial de uma delas. Assim, de um lado acompanhamos a polícia que cerca Jigsaw - e que o tenta convencer a dizer onde estão as oito pessoas que conseguem ver num monitor encarceradas numa casa. “No outro filme” assistimos a essas oito pessoas que estão a ser gaseadas e que se não encontrarem rapidamente o antídoto (para o gás), morrem.

Esta vertente na casa faz lembrar deveras “Cubo”, até na fraqueza interpretativa dos actores. Todas estas pessoas têm algo em comum, não sabem como ali foram parar, e terão de ultrapassar diversos obstáculos para sobreviver. É que não se esqueçam que Jigsaw não mata ninguém. Ele dá sempre a hipótese das pessoas se salvarem.

Como tal, e como sequela, “Saw 2” até acaba por ser um filme interessante e com suficientes argumentos para agradar a todos os que gostaram do primeiro trabalho de James Wan. Conhecemos mais de Jigsaw, temos os twists do costume, e os quebra cabeças e as mortes elaboradas são sempre algo fascinante para os fãs do género.E digo isto porque sou insuspeito, pois não fui daqueles que se colou ao hype e histerismo que o primeiro filme lançou, definindo mesmo que o seu sucesso se devia mais ao facto de as restantes alternativas serem completamente medíocres - num público órfão de bons filmes do género desde “Se7en”… 7/10

Site Oficial: http://www.saw2.com/

Trailer:http://a.justmovietrailers.com/video/5733/saw_2_trailer.html

1 Comentários:

Às terça-feira, fevereiro 14, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Vi parte do primeiro e foi de arrepiar... imagino agora o 2º.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial