segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Estados Unidos planeiam ataque ao Irão

Os estrategas norte-americanos estão actualmente a estudar planos tendo em vista um ataque contra o Irão, que será um último recurso para acabar com o desejo da República Islâmica de se dotar da arma nuclear, revela o Sunday Telegraph.

Esta informação, proveniente de Washington e publicada na primeira página do jornal, indica que o comando central norte- americano e os responsáveis pelo comando estratégico "identificaram alvos e trabalham sobre questões logísticas, tendo em vista uma operação (militar)".

Os estrategas, que estão em contacto com o gabinete do secretário norte-americano da Defesa, Donald Rumsfeld, estudam uma opção militar no caso da via diplomática não chegar para travar a vontade do Irão de se dotar de armamento nuclear.

"Isto é mais do que uma simples e eventual avaliação militar.Esta questão assumiu cada vez mais prioridade nos últimos meses", indicou o Sunday Telegraph, citando um alto responsável do Pentágono.Sábado, o presidente ultra-conservador iraniano Mahmud Ahmadinejad ameaçou implicitamente abandonar o Tratado de Não- Proliferação Nuclear (TNP) se os ocidentais continuarem a "privar" o Irão dos seus direitos em matéria nuclear.

Por seu lado, o executivo da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) decidiu no início do mês de Fevereiro, após três anos de inquérito e negociações, transmitir ao Conselho de Segurança da ONU o dossier nuclear do Irão.

O Irão respondeu com o anúncio da sua decisão de retomar as actividades de enriquecimento de urânio, que pode servir para fabricar uma arma nuclear.

Agência LUSA

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial