quinta-feira, janeiro 19, 2006

Millions (2005)


Danny Boyle está de volta. O realizador inglês que ficou famoso com o seminal "Trainspotting", que foi mal acolhido na sua aventura americana em "The Beach - A Praia" (ainda bem, digo eu, porque assim manteve o seu nível de qualidade intacto...), e que recentemente deu nova vida aos filmes de zombies com o brilhante "28 Days Later", também sabe realizar filmes de teor positivo.

"Millions" coloca a história numa hipotética Grã-Bretanha à beira de se converter ao euro (um cenário actualmente algo paradoxal). Um miúdo que consegue ver e falar com santos é "abençoado" com um gigantesco saco de libras e libras com prazo de validade até ao Natal. O filme desenvolve-se depois entre o seu sentido altruísta e o do irmão pouco mais velho e potencial corretor da bolsa dentro de poucos anos. Mas "Millions" é muito mais. É um conto de fadas, que a espaços recorda os subúrbios coloridos de Tim Burton em "Eduardo Mãos de Tesoura"; é uma hipérbole sobre o mundo em que vivemos, a importância do dinheiro e a importância que efectivamente deveria ter; é uma lição moral, sem os clichés sentimentalistas dos sub-produtos deste género que a indústria de Hollywood lança todos os anos (o filme deveria estrear no Natal, não em pleno Verão), embora por vezes se estique um pouco com algumas noções presunçosas.

O pequeno Alexander Nathan Etel interpreta o papel de Damian com uma inocência invulgar (que Dakota Fanning, por exemplo, já perdeu), e que derrete o coração de qualquer um, mesmo aqueles que (como eu) preferem os filmes mais "beatnick" e deslavados da corrente social em que nos movemos, com um cariz negro ou de análise niilista. "Millions" é a completa antítese desses filmes, em que só mesmo Boyle conseguiria criar o seu "anti-Trainspotting", fazendo-nos sair da sala de cinema com o mesmo cunho social que o inglês imprime nas suas restantes (e mais negras) obras. Para ver com toda a família, e finalmente compreender como Cristo conseguiu fazer o milagre da multiplicação, pelas palavras de S.Pedro em pessoa. .... 7/10

http://www2.foxsearchlight.com/millions/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial