quarta-feira, março 31, 2010

Corremos o risco de perder as fotos de família


Informação digital é efémera e discos ópticos têm duração limitada, alertam especialistas




Fotos de família, vídeos de férias, documentos pessoais gravados no disco rígido, em CD ou DVD têm uma duração limitada. O alerta foi dado pelos especialistas de academias das Ciências e das Tecnologias, esta semana, recomendando “uma política de arquivo numérico”, segundo um documento avançado hoje pela imprensa francesa.

O perigo de perder dados é ainda maior para particulares do que para grandes organismos, como uma biblioteca municipal ou instituições de ensino, por exemplo, porque já tomaram algumas medidas. Só no ano anterior, “foram vendidos dez milhões de discos ópticos numéricos graváveis no mundo, mas ninguém sabe durante quanto tempo é que poderão ser lidos”, sublinhou um porta-voz do grupo Thomson a um diário francês.

Seja em disco rígido, CD, DVD ou Blu-Ray, a informação gravada poderá apenas resistir durante alguns anos. Dados pessoais, médicos, profissionais, técnicos, entre outros, guardados como informação numérica poderão desaparecer após alguns anos, já que os discos se degradam constantemente, mesmo não sendo utilizados.



Investigação favorável

Já foram realizados vários testes, mas ainda não se conseguiu determinar se a informação gravada poderá durar e ser lida durante quatro ou vinte anos. “Existe uma falta de homogeneidade entre os discos usados, já que alguns são de marcas diferentes e fabricados em momentos distintos”, disse ainda o porta-voz do grupo Thomson.

O conselho dado pelos especialistas é de fazer várias cópias e ir guardando a informação em diferentes suportes. No entanto, a nível de empresas seria um procedimento bastante dispendioso e difícil de controlar. A recomendação é, por isso, implementar “uma política de arquivo numérico” e desenvolver “investigação favorável para a inovação tecnológica”, nesse sentido.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial