quinta-feira, maio 29, 2008

Aumentos até 2012

Crise alimentar - Ministro exige mecanismos de gestão de crise

Aumentos até 2012

Os preços dos alimentos deverão continuar a subir durante os próximos quatro anos (até 2012), segundo analistas do mercado. Os especialistas afirmam que há factores estruturais por trás destas subidas, como o aumento da população mundial, e defendem que não se pode culpar apenas a especulação financeira.

"O que é estruturante no aumento dos preços é a explosão demográfica mundial, que passou de4,1milhões de habitantes em 1975 para cerca dos actuais 6,1milhões, prevendo-se que atinja os oito milhões em 2025 e a adopção pela China e Índia do modelo alimentar ocidental. Para Alexandre Mota, da Golden Assets, "acabou o tempo da comida e do dinheiro baratos", dado que assim que se resolver a crise financeira internacional o Mundo vai ser confrontado com taxas de inflação e juro"mais elevadas".

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, já garantiu que ia exigir da presidência francesa da UE mecanismos de gestão para fazer face à crise.

PORMENORES

Preços

Desde o início de 2008 os preços de mercado do milho subiram 32,5%, os do trigo 33,5% e os contratos para a soja aumentaram 5,5%.

Expectativas

O maior banco alemão, o Deutsche Bank, prevê que estes aumentos se agravem no futuro, admitindo mesmo ser este o cenário "mais provável".

Especulação

Os analistas garantem que a especulação financeira é um factor inerente mas não determinante para explicar a subida acentuada dos preços dos produtos agrícolas.

Políticas

Especialistas consideram que nos próximos anos terá de haver uma alteração das políticas agrícolas a nível mundial de forma a impedir que se acentue as tensões sociais e a fome.

In Correio da Manhã

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial