quarta-feira, abril 16, 2008

Alunos processados pelo hi5

Educação: Pais chamados à escola secundária da Portela

Alunos processados por fazerem comentários

A Escola Secundária da Portela, nos arredores de Lisboa, ameaça processar por difamação 20 alunos da turma 10.º I, com idades entre os 15 e os 17 anos, e instaurar um processo disciplinar individual a cada um. Em causa estão as mensagens que os jovens trocaram – de Outubro de 2007 a Março deste ano – num fórum do espaço da internet Hi5, onde diziam abertamente o que pensavam dos professores das várias disciplinas.

Comentários satíricos a vários professores – num fórum que alunos da turma 10.º I criaram no site Hi5 – levaram a directora do conselho executivo da Escola Secundária da Portela a convocar os pais dos jovens.

Fonte

1 Comentários:

Às quarta-feira, abril 16, 2008 , Blogger Serviço Público disse...

Estou chocada...conheço bem aquela escola...os professores….alguns elementos do Conselho Executivo….e o trabalho interessante (pensava eu pela relação criada entre docentes e professores) que lá se tem desenvolvido.... e agora… espanta-me que o Conselho Executivo enverede por atitudes tão drásticas e persecutórias. Estamos a falar de adolescentes, com atitudes próprias da idade e que, na actualidade, manipulam uma arma que toda a sociedade os incentivou a utilizar – a tecnologia (telemóveis, Internet, máquinas digitais, mp3 ou 4, etc.). Dizer coisas menos próprias sobre os professores, sempre se disse…e às vezes até se escrevia…nas carteiras…nas portas das casas de banho…ou em qualquer sítio onde a imaginação levava (sim, porque criatividade tinham as gerações anteriores porque faziam o mesmo com menos meios); penalizar os alunos…? Só se o “crime” fosse cometido na escola…bem, no perímetro de 100 metros do espaço escolar…agora fazer este alarido porque os jovens, no seu foro privado, entre eles….na net…no hi5….desabafaram sobre a inspiração que lhes transmitem alguns professores????? É quase PIDESCO…. SE…e repito se…. Houvesse algo a fazer…seria (só para não dizer que até acho que fazer isto era dar demasiada relevância ao caso), sem grandes alaridos,…chamar os alunos e sensibilizá-los para o facto de ser desagradável os visados terem acesso aos “desabafos”, os quais no contexto que vivemos poderiam (sendo adolescentes acho que a coisa nem tem pernas para andar) vir a dar origem a processos por difamação ou ofensa (se reagirmos assim desde pequeninos…contribuímos para o “desentupimento” dos tribunais).
Sempre existiram bons e maus professores; os que sabem ensinar e cativam por alguma razão (o saber ou o respeito ou a simpatia ou outra qualidade ou várias em simultâneo); os que não cativam, não ensinam e nem se esforçam para tentar…são os que cruzam os braços perante turmas difíceis…os que não equacionam a sua prestação no contexto diário…os que se escudam nas “deficiências do sistema escolar ou do sistema educativo doméstico” para justificarem o facto de não terem controlo nas turmas….meus senhores….como ex-estudante…ex-jovem…presentemente, mãe de um adolescente sem quaisquer problemas comportamentais, pelo menos até à data, não querendo passar a “mão pela cabeça dos meninos” (em algumas situações têm efectivamente que ser responsabilizados e penalizados, por exemplo, com serviço cívico na escola ou na comunidade) devo dizer o seguinte:
Ao contrário dos pais - que não possuem nenhum curso especifico para o serem: vão sendo, por erro e tentativa, e grande parte deles tentam dar o seu melhor…- os professores tiram cursos, têm estágios pedagógicos,…logo, reunindo as condições para saberem lidar com crianças ou jovens, muitas vezes são os primeiros a não saber encarar uma adversidade…o desafio do ano…no 1.º período já se sabe…”a turma é difícil, a maioria vai chumbar”. Todos devemos ser responsáveis e responsabilizados pelos nossos actos…daí até começarmos com os jovens que “dizem umas bocas na net”???

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial