sexta-feira, junho 29, 2007

A Internet incentiva o Suicídio ou Pode Ajudar Quem Está em Sofrimento?

A Internet incentiva o suicídio ou pode ajudar quem está em sofrimento? Em Portugal, é a segunda causa de morte entre os 15 e os 24 anos de idade. Saiba reconhecer os sinais e o que dizer a quem pensar matar-se.

Uma rápida pesquisa no Google leva-nos a histórias trágicas, pactos de morte e até à transmissão, em directo, de um suicídio. Há chats onde só a incitação é permitida, num mundo onde a Internet traz boas e más notícias. Há mais de 100 mil sites sobre o suicídio, a segunda causa de morte na faixa etária entre os 15 e os 24 anos de idade em Portugal.

Os números são preocupantes e a temática do suicídio e a Internet foi abordada esta terça-feira na Fundação Portuguesa das Comunicações num ciclo de debates onde especialistas falaram dos sinais de alarme a que devemos estar atentos, como a Internet pode ajudar quem está em sofrimento e como a rede «formata o suicídio».

Se o suicídio «é a forma mais violenta de comunicação», os especialistas querem analisá-la através do «maior motor de busca existente», diz o moderador Reginaldo de Almeida, abrindo o debate a um tema ainda pouco estudado em Portugal.

O número de suicídios desceu na década de 90, mas de 1998 a 2003 aumentou. Será por culpa da Internet? Os especialistas não têm a resposta ainda.

Ver o resto da noticia

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial