quarta-feira, junho 13, 2007

Blur - Parklife (1994)



Antes da androginia ter (de novo) passado a ser rigorosamente obrigatória nas referências sexualmente mais libertárias da pop, o refrão “Girls who are boys, who like boys to be girls, who do boys like they’re girls, who do girls like the’re boys, always should be someone you really love”, do mediterrânico “Girls and Boys”, funcionou, primeiro, como uma brisa de ar fresco no borolento aroma da brit-pop e, segundo, como saudável contraponto ao miserabilismo existencial que dominava o outro lado do atlântico.
Entre a glorificação e crucificação mediática - de início, soavam demasiado aos Small Faces, aos Kinks ou aos Who, para ser verdadeiramente levados a sério. Damon Albarn, Graham Cox, Alex James e Dave Rowntree decidiram-se por subverter as regras do jogo numa estratégia quintessencialmente inglesa e dispararam sobre si próprios.
Como uma “british invasion” apontada agora ao coração do Império, piscam os olhos ao glam sem se transformar nos Suede, actualizam a disfunção emocional suburbana sem copiar descaradamente os Smiths, produzem dos coros mais ingénuos do lado de cá do “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, ridicularizando em definitivo os Oasis, e renovam a ambição civilizacional dos Jam sem despir um único fato de treino.
Raramente foi a aparente falta de criatividade tão emblemática. Super Furry Animals, Boo Radleys ou Supergrass teriam qulaquer coisa a acrescentar, mas Parklife fez tábua raza na idealização dos desejos britânicos dos anos 90, mesmo se os sons dos Stone Roses, Happy Mondeys ou Primal Scream ecoando ainda no horizonte sugerissem que poderia ser tarde de mais. Albarn, dos Gorilaz aos The God, The Bad & The Queen, continua a rir-se por último. 4.5/5

Alinhamento:


1. Girls & Boys
2. Tracy Jacks
3. End Of A Century
4. Parklife
5. Bank Holiday
6. Badhead
7. The Debt Collector
8. Far Out
9. To The End
10. London Loves
11. Trouble In The Message Centre
12. Clover Over Dover
13. Magic America
14. Jubilee
15. This Is A Low
16. Lot 105


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial