sexta-feira, maio 11, 2007

Vacina contra a cocaína vai ser testada


Um total de 150 consumidores de cocaína provenientes de três cidades espanholas, Barcelona, Madrid e Valência, vão submeter-se a um ensaio clínico de uma vacina contra os efeitos da cocaína. O teste é inédito na Europa e deverá arrancar no final deste ano.
A experiência terá lugar no Hospital de Sant Pau, em Barcelona, estando apenas dependente do acordo final com o laboratório que sintetizou a substância a ser administrada, segundo José Pérez de los Cobos, responsável da unidade de psiquiatria do centro e um dos mentores do projecto.
Com a vacina pretende-se atingir o sistema imunológico do paciente: a cocaína é atacada quando entra no organismo, com a criação de anticorpos que a bloqueiam quando circula no sangue, a fim de impedir a sua passagem ao sistema nervoso e cérebro. A terapia, em quatro doses, será realizada em complemento com o apoio psicológico.
Dependência entre 18 e 50 anos, não possuir doenças físicas ou mentais, são os requisitos para a escolha dos doentes. O objectivo é que a pouco e pouco abandonem o vício, sem passarem pelo síndroma de abstinência, minimizando desta forma o elevado risco de recaída que afecta os consumidores.
Desde 1999, o consumo da cocaína duplicou em Espanha. As estimativas do Observatório Europeu das Drogas indicam uma taxa de prevalência de dois por cento para o grupo etário entre os 15 e os 64 anos, quase o dobro da média europeia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial