segunda-feira, janeiro 08, 2007

Gel que protege as mulheres contra o vírus da SIDA

Dentro de 5 anos poderá ser testado em seres humanos, e só dentro de 10 anos aproximadamente que o produto poderá ser consumido em larga escala.
É um gel que protege as mulheres contra o vírus da SIDA, que está a ser desenvolvido por investigadores americanos.

«(…)o líquido transforma-se numa cobertura de gel quando inserida na vagina e quando exposto ao sémen retorna à forma líquida, libertando uma droga antiviral que ataca o vírus HIV.

(…)Estes são produtos que, acima de tudo, pretendem dar algum poder às mulheres e que as possa proteger contra o VIH, particularmente em países pobres, onde a SIDA é mais disseminada, o índice de abusos sexuais é alto e o acesso ao preservativo é difícil.

Segundo os investigadores da Universidade de Utah, a potencial vantagem deste gel é ter uma duração muito mais longa, ou seja, trata-se de um microbicida cujo sistema de administração poderá ser usado uma vez por dia ou uma vez por mês. Entretanto, os testes já mostraram que o hidrogel não deve causar efeitos colaterais ou desconfortos significativos. O gel foi desenvolvido de modo a não desidratar as células vaginais – o que poderia levar a infecções – e a não sofrer diluição por outros líquidos. (…)

CienciaPt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial