quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Sin City (2005)


Este filme é uma adaptação, para cinema, da banda desenhada homónima de Frank Miller. Adapta 3 livros.

Robert Rodriguez, o realizador principal, convidou o próprio Frank Miller para co-realizador, para assegurar que o filme fosse fiel aos livros.

Como o título indica, o cenário é uma cidade decadente, em que a violência é a única arma e já toda a gente desistiu de ter ideais, vivendo numa amoralidade egoísta, numa apatia da qual só despertam quando são atacados ou quando alguém que lhes é próximo é atacado; os outros são meros figurantes ou inimigos.

Não conheço os livros de Frank Miller, mas nunca vi outro filme que estivesse tão próximo, visualmente, da BD como este. Conseguimos até imaginar os balões dos diálogos a aparecerem por cima de cada personagem.

Muito se tem discutido acerca deste filme. Há quem o abomine pelo vazio de ideias narrativas e não o considere um objecto da 7ª arte; e depois há quem, como eu, se deixe seduzir e deslumbrar pela estética estilizada e esterilizada, um preto-e-branco que nos transporta para um universo distante do nosso; um enredo e diálogos (e, principalmente, a “voz off” do pensamento do protagonista) de “film noir”, com personagens sem espessura, mas muito “cool”; uma direcção de actores coerente com tudo o resto, maravilhosa, quase coreográfica.

É um filme que vive da forma, não tanto do conteúdo. Portanto, só se gosta dele se se gostar do embrulho. Senão, acredito que os seus 126 minutos de duração sejam “penosos” (como já ouvi algures): as histórias não são suficientemente sólidas para satisfazer o espectador. 9/10

Site Oficial: http://video.movies.go.com/sincity/

Trailer: http://justmovietrailers.com/video/4775/sin_city_trailer_300.html

1 Comentários:

Às quinta-feira, fevereiro 02, 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Um filme diferente de todos os outros filmes. Muito bom mesmo.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial