quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Hormonas determinam fim da paixão amorosa, revela estudo

As hormonas são as responsáveis pela duração das paixões amorosas, apenas dois anos, revela um estudo publicado no último número da revista Chemistry World, da Real Sociedade de Química do Reino Unido.

Uma equipa de cientistas da universidade de Pisa (Itália) estudou o comportamento das hormonas numa relação amorosa e comprovou que o desejo desaparece após dois anos de relacionamento, devido às mudanças biológicas registadas nos corpos dos parceiros.

Para o bioquímico Michael Gross, «enquanto os parceiros prometem amor verdadeiro, as hormonas dão a entender outra coisa».

«Este estudo mostra a presença no sangue de certas hormonas no início da relação, mas não há provas de que eles prevaleçam nos indivíduos que têm uma relação há vários anos», afirmou o investigador.

De acordo com o estudo, enquanto no início da relação é abundante um elemento químico chamado neurotrofina, que provoca o desejo, com o passar do tempo a quantidade dessa substância diminui, sendo substituída por uma hormona denominado oxitocina, que consolida os sentimentos mais duradouros de amor e de compromisso.

Fonte: Diario Digital

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial