quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Maior glaciar europeu recuou 66 metros em 2005

O glaciar suíço de Altesch, o maior dos Alpes e da Europa, recuou 66 metros no ano passado devido ao aquecimento climático, revela um estudo hoje publicado.

Este recuo é o segundo em amplitude dos 91 glaciares estudados pela Comissão de Glaciologia da Academia Suíça de Ciências Naturais (SCNAT).

Segundo o professor Andreas Bauder, um dos autores do estudo, o recuo está em conformidade com a evolução observada nos anos anteriores provocada pelo aquecimento climático.

Dos 91 locais estudados, 84 recuaram no ano passado e os restantes sete mantiveram a mesma extensão.

O degelo mais espectacular foi observado no glaciar de Trift, que recuou 216 metros, o que se explica com o facto de estar rodeado por um lago que acelera a fusão do gelo.

Este glaciar está agora totalmente fora do lago, o que deverá retardar o seu recuo no futuro - explicou Bauder.

É difícil prever a velocidade com que prosseguirá a fusão dos glaciares nos próximos anos, já que o fenómeno depende tanto do aquecimento climático, relativamente previsível, como das precipitações, muito mais aleatórias, acrescentou.

Além da extensão dos glaciares, a SCNAT estudou a variação da espessura de outras três montanhas de gelo (Basodino, Gries e Silvretta) e conclui que diminuiu em proporções entre 0,7 e 1,7 metros.

A Suíça tem mais de 1.800 glaciares.

Segundo um estudo publicado em 2004 pela Universidade de Zurique, os glaciares suíços perderam perto de um quinto da sua superfície em 15 anos.

Diário Digital / Lusa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial