terça-feira, fevereiro 07, 2006

Efemérides de Fevereiro

01/02/1938

Após várias e infrutíferas tentativas, Salazar tira finalmente os três à D. Maria, sua fiel governanta. Embora esta fosse a pé a Fátima para agradecer o milagre, o Presidente do Conselho nunca mais repetiu a experiência e passou a tratá-la com duas pedras na mão.

02/02/1964

Depois de Tomar conhecimento do bloqueio económico a Cuba, decretado por John Kennedy, Fidel Castro anuncia, por sua vez, o bloqueio aos Estados Unidos, declarando que não o move um sentimento de vingança mas de justiça.

07/02/1965

O beato Padre Cruz faz o seu primeiro milagre ao conseguir que o rápido Lisboa-Porto, em que viaja, chegue à tabela à estação de S. Bento

09/02/44 A.C.

César, ditador romano, é assassinado em pleno senado por vários tribunos entre os quais estava o seu filho adoptivo Bruto. Ao morrer, exclamou: "Tu Quoque, fili?!", o que em português quer dizer "Até tu, meu filho da puta?!"

11/02/1807

De passagem por Varsóvia, Napoleão pernoita no Grande Hotel Monopoly e leva para a cama uma criada de quarto boazona chamada Maria Walewska. Por ter alinhado nessa imperial fodinha, a jovem havia de ficar na História de frança

11/02/1906

O Cardeal Gonzaga move uma acção, em tribunal, contra Júlio Dantas, acusando-o de o ter retratado como um libertino e um incorrigível fodedor no seu livro "A Ceia dos Cardeais"

13/02/31 A.C.

Nasce S. José que se notabilizou pelos seus trabalhos de marcenaria. Casaou-se com a Virgem Maria, a qual teve um filho de um pombo chamado Espírito Santo (fenómeno nunca visto em Israel!!) a quem puseram o nome de Jesus.

16/02/1546

Perde o seu famoso olho direito em Marrocos, onde fora numa excursão organizada pela FNAT, o poeta Luís de Camões, conceituado autor de "Os Lusiadas" e de outras publicações

18/02/32

Messalina, quarta mulher do imperador romano Cláudio, entra, como efectiva, para uma casa de putas na Via Veneto, onde rapidamente ganhou grande clientela, entre os estivadores do porto, pelo seu famoso "Broche à Imperador"

21/02/1934

Em Santiago do Chile sobe ao posto de Sargento ajudante um jovem militar de nome Augusto Pinochet

23/02/1822

Nasce, na Freguesia de Rabaçal, o prometedor romancista José Eustáquio, que se notabilizou com o livro "O Ceguinho". Exactamente 100 anos mais tarde nasce outro não menos importante escritor, José Saramago, que também se notabilizou com um romance acerca dos invisuais, " Ensaio sobre a Cegueira"

24/02/1145

Tentando angariar fundos para conquistar Lisboa aos mouros, D. Afonso Henriques chega a Santiago de Compostela, onde então havia uma afamada casa de prego, para empenhar o cinto de castidade de sua mãe, D. Teresa.

25/02/399 A.C.

Xantipa, a irrascível esposa de Sócrates. administra-lhe uma dose cavalar de veneno de cicuta ao saber que o filósofo andava metido com rapazinhos e era conhecido já, em Atenas, como pedófilo e corruptor da juventude.

26/02/1962

Madalena Iglésias, que viria a ser coroada "Rainha da Rádio", canta, pela primeira vez em público, a bonita canção "Sou Tua"

28/02/1936

Disfarçado de Nossa Senhora de Fátima, um agente da CIA aparece, em sonhos ao Dr. Salazar e consegue convencê-lo a institucionalizar a famosa PIDE

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial