terça-feira, dezembro 13, 2005

Saddam Hussein planeava ataque em Portugal

Saddam Hussein planeava ataque em Portugal, diz Powell

O ex-secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, insistiu na segunda-feira que o deposto presidente iraquiano, Saddam Hussein, pretendia usar armas de destruição maciça contra Portugal, justificando assim a intervenção norte-americana no país.

Falando numa conferência em Lisboa, organizada pela revista Prémio, Powell afirmou que o terrorismo internacional não pode mudar o modo de vida das pessoas que se regem por sistemas políticos, lembrando que durante o seu mandato como secretário de Estado teve de enfrentar essa ameaça sobre os EUA e outros países ocidentais.
Segundo Powell, o seu país contribuiu para a paz no Médio Oriente, dando como exemplo dessa política as eleições legislativas da próxima quinta-feira no Iraque. Ainda de acordo com o secretário de Estado dos EUA, o seu país permitiu que o povo iraquiano se expressasse livremente em eleições democráticas e teve um papel fundamental na construção de um governo sólido no país.

Sobre o Afeganistão, destacou que após a queda do regime talibã, cerca de três milhões de pessoas regressaram ao país, o que disse ser um motivo de orgulho.

Quanto às relações transatlânticas, ressaltou que os EUA acreditam na Europa, além de sublinhar o alargamento da NATO aos países do leste, o que considerou ser um sucesso da diplomacia norte-americana.

Powell encerrou o seu discurso dando como exemplo da sua liderança internacional a mediação no litígio entre Espanha e Marrocos pela ilha de Perejil, em Julho de 2002.

Powell lembrou os telefonemas que recebeu do então chefe de governo de Espanha, José María Aznar, e do rei do Marrocos, num incidente solucionado após o envio a ambos os dirigentes de uma carta pessoalmente redigida por ele.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=205574

1 Comentários:

Às terça-feira, dezembro 13, 2005 , Anonymous Anónimo disse...

"Segundo Powell, o seu país contribuiu para a paz no Médio Oriente, dando como exemplo dessa política as eleições legislativas da próxima quinta-feira no Iraque"

Oh sim sem dúvida, mas para isso morreram, morrem e iram morrer centenas, se não mesmo milhares de pessoas inocentes. E claro a paz no médio oriente é uma paz a longo prazo, só se irá notar daqui a alguns anos, quiçá séculos.


"(...) povo iraquiano expressasse livremente em eleições democráticas e teve um papel fundamental na construção de um governo sólido no país.

Sobre o Afeganistão, destacou que após a queda do regime talibã, cerca de três milhões de pessoas regressaram ao país, o que disse ser um motivo de orgulho."

Depois disto, só me resta fazer a vénia a este país maravilhoso que é os Estados Unidos, se há alguém que merece o prémio nobel da paz são, sem qualquer dúvida, os americanos.
Só não percebo porquê que mais de metade da população mundial não "curte estes gajos"?!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial