Estudo revela que tocar música faz bem ao cérebro
As crianças com dislexia ou outros problemas de leitura podem ser ajudadas se aprenderem a tocar um instrumento musical, porque isso melhora o processamento das palavras, indica um estudo hoje divulgado.
O estudo, da Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos), prova pela primeira vez que a música ajuda a melhorar a capacidade do cérebro distinguir entre sons que mudam rapidamente, que é a chave para compreender e utilizar a linguagem.
Esta investigação, que será publicada em Dezembro nos Anais da Academia das Ciências de Nova Iorque, corrobora e explica estudos anteriores que já apontavam os benefícios cognitivos de tocar um instrumento.
«A novidade é que há um aspecto específico da linguagem (...) que se transforma nas mentes e cérebros das pessoas que têm conhecimentos de música», disse o psicólogo John Gabrieli ao jornal San Francisco Chronical.
O estudo confirma a noção de que o cérebro não é um órgão imutável, mas adaptável, o que significa que, com treino adequado, as pessoas podem melhorar a sua agilidade mental.
Os investigadores fizeram o estudo com adultos, entre os quais um grupo que começou a tocar um instrumento antes dos sete anos e nunca interrompeu a prática, vários dias por semana.
fonte:
Diário Digital / Lusa
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial