sábado, outubro 08, 2005

Terra está mais redonda desde o maremoto

A Terra ficou mais redonda depois do terramoto de 9 graus na escala Richter que resultou nos maremotos que mataram mais de 150 mil pessoas no sudeste da Ásia, pelo menos é o que diz uma equipa de investigadores da agência espacial norte-americana (NASA).
A conclusão da equipa de investigadores vem associar-se a outros efeitos já divulgados como o facto da rotação do planeta ter sido afectada, os dias terem ficado menores e a mudança de lugar, em centímetros, do Pólo Norte.
Benjamin Fong Chao e Richard Gross, os líderes do grupo de investigação, usaram dados de um centro de pesquisa da Universidade Harvard e concluíram que o achatamento da Terra diminuiu uma parte em 10 mil milhões.
Ainda segundo os investigadores, todas as mudanças resultantes do terramoto são muito pequenas para serem percebidas sem instrumentos próprios para o efeito.
O terramoto teve o seu epicentro perto da ilha de Sumatra, na Indonésia, no passado dia 26 de Dezembro e foi o mais forte dos últimos 40 anos.

2 Comentários:

Às domingo, outubro 09, 2005 , Anonymous Anónimo disse...

Alguém dá q fazer a esses gajos da NASA? A quem é q interessa se a terra encolheu um cm enquanto deixam o próprio povo morrer afogado porque estão ocupados nisso?
YounGod

 
Às segunda-feira, outubro 10, 2005 , Anonymous Anónimo disse...

O que importa aqui não é se a terra está mais redonda ou não, mas sim que problemas isso vai causar, aliás estão à vista... o Paquistão sofreu um tremendo abalo sísmico e se não bastasse as réplicas foram de magnitude 6 na escala de Richter. O Polo Norte foi desviado em alguns centímetros, o que os cientistas prevêem que dentro de 100 anos vai deixar de existir, o que vai alterar por completo o nosso clima. E para começar temos perto da Ilha da Madeira o Furacão Vincet, na categoria 1 (na escala de Saffir-Simpson), com ventos superiores a 119 Km/h. Estranho fenómeno que se aproxima da costa de Portugal. Mais do que nunca é preciso estar de olhos no nosso globo, porque ele está em mudança...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial