quinta-feira, julho 23, 2009

Gatos são menos inteligentes do que se pensa, diz estudo

Um estudo sobre a inteligência dos gatos, efectuado por uma investigadora da Canterbury Christ Church University, na Grã-Bretanha, e divulgado esta semana, está a enfurecer muita gente pelo mundo todo. Aparentemente, as experiências efectuadas por Britta Osthaus e a sua equipa parecem indicar que os bichanos não são tão espertos como se pensa, e que são menos inteligentes que os cães, algo com que a maior parte dos "donos" dos gatos discorda vivamente. "Mas que grande estupidez!", escreve o cronista Peter Wedderburn, no "Daily Telegraph". "Toda a gente sabe que os gatos são infinitamente mais inteligente que os cães. Afinal, os cães têm donos, os gatos têm criados!"

Para a experiência foram usados 15 gatos, aos quais se ofereceu petiscos amarrados na ponta de um fio, em diversas situações. Quando se tratava de apenas uma isca comestível, a maioria dos gatos não teve problema em puxar o fio para abocanhar o petisco. Quando confrontados com mais do que uma isca ao mesmo tempo, (uma guloseima de um lado e um boneco do outro) os gatos ficavam confusos e não sabiam o que fazer. A mesma experiência com cães deu resultados diferentes: o "melhor amigo do homem" acertava sempre na guloseima. "Não estou a dizer que os gatos são todos estúpidos", diz a investigadora. "Se soubermos quais são as suas limitações, não iremos esperar demasiado deles, e saber isso é importante para melhorar a qualidade de vida do gato".

Obviamente, os "gatófilos" não concordam com os resultados da experiência, que muitos acham idiótica, vai daí que têm bombardeado Britta Osthaus com mensagens muito zangadas. Não se fala de outra coisa na blogosfera e nos fóruns dos amigos dos gatos.





Fonte: Telegraph

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial