quarta-feira, outubro 08, 2008

Portugal depende dos imigrantes para não perder população

Portugal vai perder população ao longo das próximas décadas e se não fossem os imigrantes esta situação já se estaria a verificar pelo menos há seis anos.

Um estudo que foi apresentado no Congresso Português de Demografia mostra que sem a imigração Portugal podia perder um quarto da população, dois milhões e meio de habitantes, nos próximos 50 anos.

O investigador no Instituto Superior de Economia e Gestão, João Peixoto, fez projecções sobre a população portuguesa nas próximas décadas e concluiu que a perda de habitantes é inevitável.

«Se não houvesse imigração nenhuma o declínio começava já. Quanto mais imigrantes Portugal tiver, mais tarde começará o declínio, mas este é inevitável. A questão é termos algum tempo para nos prepararmos para ele», defende o investigador.

João Peixoto explica ainda que há já seis anos que Portugal depende dos imigrantes para não perder população.

«Se isolarmos só a população de nacionalidade portuguesa desde 2002 que já se nasce menos do que se morre, tem sido a população estrangeira que permitiu durante estes anos disfarçar a tendência, mas em 2007 já não conseguiu disfarçar», acrescenta.

No ano passado, nasceram em Portugal mais de dez mil crianças filhas de imigrantes.

TSF

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial