Polícia americana detém quatro homens suspeitos de planearem assassinar Barack Obama
Nas vésperas da Convenção Democrata em DenverPolícia americana detém quatro homens suspeitos de planearem assassinar Barack Obama
26.08.2008 - 09h26 AFP
A polícia norte-americana deteve ontem na cidade de Denver, onde decorre a Convenção Democrata, quatro homens suspeitos de quererem assassinar Barack Obama.
Segundo a notícia avançada ontem por uma televisão local, a CBS34, o atentado estaria previsto para quinta-feira, quando Obama estivesse a dar o seu discurso de aceitação como candidato oficial do Partido Democrata.
Um dos homens foi detido no domingo, depois de a polícia descobrir duas espingardas de grande potência no seu camião alugado. "Ìamos atirar contra Obama de uma posição favorável... com uma espingarda a 750 metros", confessou um dos suspeitos.
Um outro homem foi preso na posse de uma cruz, sendo suspeito de ter ligações com grupos racistas defensores da supremacia branca.
A alegada conspiração foi detectada por uma investigação do Serviço Secreto, uma agência federal mandatada pelo Congresso para coordenar a segurança da Convenção Democrata em Denver, em colaboração com 55 outras agências governamentais, entre as quais a CIA e o FBI.
Num pais em que os atentados como o de 11 de Setembro e onde o espectro de assassínios políticos como o de Jonh F Kennedy em Novembro de 1963 ainda estão na memoria de muitos, as autoridades puseram em marcha medidas reforçadas de segurança para a Convenção Democrata.
Entre 3000 e 5000 polícias foram mobilizados para patrulharem as ruas de Denver, cidade de dois milhões de habitantes, a 1600 metros de altitude nas Montanhas Rochosas do Colorado, no Oeste norte-americano
Publico
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial