quinta-feira, setembro 04, 2008

Polícia americana detém quatro homens suspeitos de planearem assassinar Barack Obama

Nas vésperas da Convenção Democrata em DenverPolícia americana detém quatro homens suspeitos de planearem assassinar Barack Obama

26.08.2008 - 09h26 AFP

A polícia norte-americana deteve ontem na cidade de Denver, onde decorre a Convenção Democrata, quatro homens suspeitos de quererem assassinar Barack Obama.

Segundo a notícia avançada ontem por uma televisão local, a CBS34, o atentado estaria previsto para quinta-feira, quando Obama estivesse a dar o seu discurso de aceitação como candidato oficial do Partido Democrata.

Um dos homens foi detido no domingo, depois de a polícia descobrir duas espingardas de grande potência no seu camião alugado. "Ìamos atirar contra Obama de uma posição favorável... com uma espingarda a 750 metros", confessou um dos suspeitos.

Um outro homem foi preso na posse de uma cruz, sendo suspeito de ter ligações com grupos racistas defensores da supremacia branca.

A alegada conspiração foi detectada por uma investigação do Serviço Secreto, uma agência federal mandatada pelo Congresso para coordenar a segurança da Convenção Democrata em Denver, em colaboração com 55 outras agências governamentais, entre as quais a CIA e o FBI.

Num pais em que os atentados como o de 11 de Setembro e onde o espectro de assassínios políticos como o de Jonh F Kennedy em Novembro de 1963 ainda estão na memoria de muitos, as autoridades puseram em marcha medidas reforçadas de segurança para a Convenção Democrata.

Entre 3000 e 5000 polícias foram mobilizados para patrulharem as ruas de Denver, cidade de dois milhões de habitantes, a 1600 metros de altitude nas Montanhas Rochosas do Colorado, no Oeste norte-americano

Publico

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial