quarta-feira, novembro 14, 2007

Somos os campeões das caixas automáticas

Portugal é o país da Europa com maior número de caixas multibanco (ATM). De acordo com os dados de um recente relatório do Banco Central Europeu sobre o desenvolvimento estrutural da Banca no espaço europeu, o nosso país tem 1508 ATM por cada milhão de habitantes.

Os números de movimentos feitos pelos portugueses nas caixas multibanco mostram bem a importância que as ATM (só a SIBS tem cerca de 12 mil espalhadas pelo país) passaram a ter no nosso quotidiano.

O sucesso explica-se com a quantidade de operações que hoje se podem fazer nas ATM - mais de 40, entre elas pagamentos de serviços, carregamento de telemóveis, compras de bilhetes de transporte ou para espectáculos, adesão ao sistema de débitos directos, transferências...

Os últimos números da SIBS mostram que, em 2007 e até ao passado mês de Setembro, quase metade das operações feitas em caixas automáticas foram levantamentos, seguidas de consultas (32%) e pagamento de facturas (16%).

A existência de cerca de 17 milhões de cartões bancários, responsáveis por mil milhões de transacções por ano (mais de 4,1 milhões por dia), é igualmente um factor decisivo para o crescimento da importância das ATM.

Há nisto um grande senão sempre que acontece um problema como o de há uns dias, os portugueses ficam apeados. Porquê? Porque, por um lado, são poucas as pessoas que andam com grandes quantias de dinheiro na carteira e, por outro, são cada vez menos os que usam os cheques como meio de pagamento (queda de 35,5% de 2000 até ao ano passado).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial