Acordo ortográfico pronto para entrar em vigor
É triste mas é a realidade, segundo a RTP falta apenas uma decisão política para que acordo ortográfico entre em vigor. Segundo especialistas, as modificações propostas no acordo devem alterar 1,6 por cento do vocabulário de Portugal. Os portugueses deixarão de escrever "húmido" para usar a nova ortografia "úmido".
Desaparecem também da língua escrita em Portugal o "c" e o "p" nas palavras onde estas letras não são pronunciadas, como em "acção", "acto", "baptismo", "óptimo". No Brasil, a mudança será menor, já que apenas 0,45 por cento das palavras terão a escrita alterada. O trema utilizado pelos brasileiros desaparece completamente.
Outro exemplo é o fim do acento circunflexo nas paroxítonas terminadas em "o" duplo ("vôo" e "enjôo"), usado na ortografia do Brasil. O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do "k", "w" e "y". Apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.
Não sei o que dizer, mas se a lingua é o Português, se nós somos Portugueses, porque é que nós é que temos que fazer a maior parte das alterações?? mão se percebe
Ver a noticia completa
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial