quarta-feira, outubro 26, 2005

A verdade esta aqui!

Porque é que soluçamos?
O soluço é uma contracção involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração. O soluço é geralmente causado por uma irritação do nervo frénico — responsável por activar o diafragma —, devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que o susto pode curar o soluço. Porque o susto provoca a libertação de adrenalina, activando o nervo frénico. Outra solução é beber água gelada, que provoca o mesmo efeito. Em casos raros, a irritação do nervo frénico pode ser causada por um tumor, e o soluço persiste por dias.

O meu pé adormeceu! Porque?
Isso acontece porque há compressão do fluxo sanguíneo (ao cruzar as pernas, por exemplo) que interrompe o tráfego de impulsos nervosos. Ao restabelecer o fluxo, acontece uma espécie de «curto circuito» nos impulsos eléctricos dos nervos, daí a sensação de formigueiro. Esta sensação desaparece com o restabelecimento do fluxo sanguíneo, movimentando o músculo.

Porque é que há um espécie de «choque» quando se bate com o cotovelo da esquina da mesa?
A reacção é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar ou cubital. No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando susceptível a pancadas. Esse nervo enerva os dedos mínimo e anelar. Por isso, a sensação de choque espalha-se desde o cotovelo até esses dois dedos.

Estalar os dedos engrossa as articulações?
Não. Ao esticar o dedo, o líquido sinovial — lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito — desloca-se sob a forma de vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho de estalo.

Porque é que os meus dedos enrugam quando tomo banho?
Porque a camada externa da pele do dedo é composta por uma proteína — a queratina — que pode absorver água como uma esponja. A camada externa da pele da ponta dos dedos é «fixa». Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.

O que causa o espirro?
É um mecanismo de defesa, uma forma de o organismo libertar bactérias e vírus alojados nas vias respiratórias especialmente no nariz, limpando-o. Não tentes impedir o espirro e jamais bloqueie o nariz para evitar fazer barulho. A velocidade do espirro pose ser de 160 Km/h; ao tapar o nariz, a pressão é transmitida para um canal do ouvido e corre-se o risco de romper o tímpano.

Porque é que bocejamos?
É uma forma de activar o cérebro e evitar o sono. Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigémeo (um dos nervos da face) são activados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido mascando pastilha elástica. O único mistério é o factor «epidémico» do bocejo — ninguém sabe porque é que as pessoas bocejam quando vêem outras a bocejar!

1 Comentários:

Às quarta-feira, outubro 26, 2005 , Anonymous Anónimo disse...

E porquê que quando as galinhas bebem água têm que levantar o pescoço e outros animais como as vacas, o cão e inclusive o homem conseguem beber sem ter que fazer o movimento das galinhas?
As galinhas não têm os movimentos peristálticos que fazem com que os líquidos e alimentos, quando chegados ao esófago, são enviados para o estômago através desses movimentos.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial