quarta-feira, setembro 21, 2005

10 Mandamentos para estar seguro

Siga estes passos e torne-se completamente invulnerável. Ou quase.

1º Instale e mantenha actualizado o seu antivírus
Nunca é demais dizê-lo: Os antivírus são MESMO essenciais para a sua protecção. Sabemos que a maioria dos utilizadores fica reticente em instalar um programa deste tipo devido à lentidão que estes provocam no funcionamento do sistema. Veja-se o caso do Norton Antivírus, por exemplo. No entanto, este pequeno delay de funcionalidades é devidamente recompensado pela protecção fornecida. Instale o antivírus da sua preferência e faça actualizações constantes. Não se esqueça que todos os dias surgem novos vírus.

2º Firewall: Uma parede contra intrusos
Se o seu antivírus já traz uma firewall, active-a. Senão instale esta http://www.download.com/3000-2092-10039884.html
A firewall vigia e controla o tráfego de ficheiros entre o seu computador e outros. Define, também, quais as aplicações que devem, ou não, ter acesso à Net.

3º Tenha cuidado com os cookies
Os Cookies que ficam no seu PC podem recolher informações preciosas sobre si. Existe, também, aquilo que se denomina por Web Bugs e que não são mais que e-mails com imagens em anexo. Se você pré-visualizar essa imagem, estará a passar informações para fora. Para controlar esta problemática deve dizer ao seu Outlook para recusar a abertura de e-mails que contenham conteúdo HTML.

4º Faça testes de segurança com regularidade
Após a instalação do antivírus e da firewall certefique-se que tudo está a correr da melhor forma. Há sites na Internet que lhe permitem testar a segurança. Experimente, por exemplo, o disponibilizado pela Symatec em :http://www.symantec.com/securitycheck

5º Mantenha o sistema actualizado
É de importância vital que mantenha o seu sistema operativo actualizado. Seja Windows ou Mac OS, deverá estar sempre atento às actualizações disponibilizadas. É que os sistemas operativos têm graves falhas de segurança que vão sendo detectadas pelos utilizadores e para os quais a Microsoft e a Apple publicam com frequência patchs.

6º Evite as janelas pop up
Tenha atenção às janelas que surgem automaticamente quando abre determinadas páginas Web. Habitualmente, ameaçam-no e dizem que senão pagar determinada quantia, os hackers vão entrar no seu sistema. Este aviso não tem sentido nenhum. O conteúdo do seu disco rígido que surge é o mesmo que aparece se escrever no seu browser: file://c:\ experimente! Evite este tipo de janelas com http://www.pcworld.com/downloads/file_description/0,fid,22573,00.asp

7º Limite a partilha
Se usa apenas um computador ou se utiliza a rede local apenas para partilhar o acesso à Net, deve desligar as opções de partilha de ficheiros e impressoras. Em Win98/Me, vá ao Painel de Controlo, entre em Rede e desmarque a opcção partilha de ficheiros e de impressora. Em Win2000 ou XP, clique com o botão direito do rato no ícone Vizinhança na Rede e escolha Propriedades. Encontre a placa de rede e clique sobre esta com o botão direito do rato e escolha Propriedades novamente. Desmarque a opção Partilhar Ficheiros e impressora em rede Windows

8º Elimine o spyware
Há programas freeware que descarrega da Net e que têm por missão passar informações do seu sistema para fora. Embora a firewall trate da maioria, o melhor será instalar o Ad-Aware, disponível em http://www.webattack.com/get/adaware.shtml

9º Passwords à prova de tudo
Utilize palavras-chave com mais de seis dígitos e que contenham diferentes formatações. Por exemplo, uma mistura de letras, números e pontuação.

10º Sempre alerta
Tenha atenção aos alertas enviados pelo seu antivírus e informe-se das principais ameaças. Aqui ficam alguns sites que o podem ajudar.
http://www.pcseguro.pt, http://securityresponse.symantec.com, http://www.mcafee.com/anti-virus/default.asp


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial