quinta-feira, maio 28, 2009

Aos amantes da língua portuguesa. Sabe o que é um palíndromo?

Sabe o que é um palíndromo?

E tautologia??

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.

Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido:

SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de seleccionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões... Se souber de algum, acrescente e passe adiante.

ANOTARAM A DATA DA MARATONA
ASSIM A AIA IA A MISSA
A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA
A DROGA DA GORDA
A MALA NADA NA LAMA
A TORRE DA DERROTA
LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL
O CÉU SUECO
O GALO AMA O LAGO
O LOBO AMA O BOLO
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
RIR, O BREVE VERBO RIR
A CARA RAJADA DA JARARACA
SAIRAM O TIO E OITO MARIAS
ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ

E já agora

Sabem o que é tautologia?

É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exacta
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superávit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- facto real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planear antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- ao seu critério pessoal
- exceder em muito.

Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.

sexta-feira, maio 22, 2009

A Emancipação Feminina Internacional

Numa reunião internacional de mulheres pela emancipação ouviu-se:

'Bom dia, o meu nome é Karen, sou alemã e disse ao meu marido: Franz, faz o jantar, quero um bife! No primeiro dia, não vi nada, no segundo não vi nada, mas no terceiro, o Franz preparou-me um delicioso roast-beef. Aplausos e grande ovação na sala BRAAAAAVOOOO!!!'

'Bom dia, chamo-me Carla e sou italiana. Um dia disse ao meu marido:Luigi, a partir de amanhã, limpas a casa. No primeiro dia não vi nada, no segundo dia não vi nada, mas no fim do terceiro dia, Luigi tinha aspirado toda a casa. Aplausos e ovação da sala. BRAAAAAVOOOO!!!'

'Bom dia, chamo-me Michelle e sou francesa. Um dia disse ao meu marido:Francois, a partir de hoje lavas a roupa da casa. No primeiro dia não vi nada, no segundo dia não vi nada, mas no fim do terceiro dia, Francois tinha feito 4 máquinas de lavar. Aplausos e ovação da sala. BRAAAAAVOOOO!!!'

'Bom dia, sou a Alzira e sou portuguesa. O mês passado, disse ao meu esposo: Oh Manel, a partir de amanhã, lavas a louça todos os dias! No primeiro dia não vi nada, no segundo dia não vi nada, mas no terceiro já comecei a ver alguma coisa do olho esquerdo...'

A Teoria do 11

O 11 passou a ser um número inquietante.

Podem pensar que é uma casualidade forçada ou simplesmente uma tontice, mas o que está claro é que há coisas interessantes.

Senão, vejam...

1- New York City tem 11 letras.

2- Afeganistão tem 11 letras.

3- 'The Pentagon' tem 11 letras.

4- George W. Bush tem 11 letras.

Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas (será?).

Agora começa o interessante.....

1- Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA.

2- O primeiro dos voos que embateu contra as Torres Gémeas era o Nº 11.

3- O voo Nº 11 levava a bordo 92 passageiros; a soma dos seus algarismos dá: 9+2 = 11.

4- O outro voo que bateu contra as Torres, levava 65 passageiros; a soma dos seus algarismos dá: 6+5 = 11.

5- A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9; a soma dos seus algarismos dá: 1+1+9 = 11.

E agora o inquietante.....

1- As vítimas totais que faleceram nos aviões eram 254: 2+5+4 = 11.

2- O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4 = 11.

3- A partir do 11 de Setembro sobram 111 dias até ao fim de um ano.

4- Nostradamus (11 letras) profetiza a destruição de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos... mas o mais chocante de tudo é que, se pensarmos nas Torres Gémeas, damo-nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11.

E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004 ...

Somando estes algarismos dá: 1+1+0+3+2+0+0+4 = 11.

Intrigante, não acham??

O atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do de New York. Somando os seus algarismos dá: 9+1+1 = 11

E AGORA o mais arrepiante: ALVALADE XXI tem 11 letras... .

CONCLUSÃO DE TUDO ISSO:

Bin Laden é Sportinguista desde pequenino !!!!

Teoria do Búfalo

*Mais conhecida como Tese de Binelli.

Quando uma manada de búfalos é caçada, só os búfalos mais fracos e lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho são mortos.

Essa selecção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta a velocidade média e a saúde de toda a manada pela matança regular dos seus membros mais fracos.

De forma parecida opera o cérebro humano: Beber álcool em excesso, como nós sabemos, mata neurónios, mas, naturalmente, ele ataca os neurónios mais fracos e lentos primeiro.

Neste caso, o consumo regular de cerveja, aguardente, whisky, vinho, rum,vodka, elimina os neurónios mais lentos, tornando o cérebro uma máquina mais rápida e eficiente.

E mais: 23% dos acidentes de trânsito são provocados pelo consumo de álcool.

Isto significa que os outros 77% dos acidentes são causados pelos filhos da puta que bebem água, sumos, refrigerantes ou outra merda qualquer!!!

Colabore! Seja inteligente!

JÁ PRÁ TASCA!!!!

* Patrocínio da Associação dos Podutores de Aguardente de Medronho *

terça-feira, maio 12, 2009

Já gastámos metade do C02 que podíamos para impedir

Limite máximo é de dois graus

Uma centena de países comprometeu-se a lutar para que a temperatura média global não suba mais que dois graus acima dos valores anteriores à Revolução Industrial. Para isso, é preciso reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), mas em quanto? Cientistas britânicos e alemães fizeram as contas, e publicaram na “Nature”. Um milhão de milhões de toneladas de CO2 é o limite. A má notícia é que, daqui até 2050, só podemos emitir metade disso – muito menos do que as reservas de combustíveis fósseis do planeta.

Não há nada de especialmente determinante nesses dois graus, escrevem num comentário Gavin Schmidt, do Instituto Goddard da NASA e David Archer, da Universidade de Chicago. “É algo semelhante a um limite de velocidade na estrada”, escrevem, um ponto de compromisso, uma temperatura a partir da qual se julga que os riscos para o ecossistema da Terra podem aumentar muito. Mas é um valor que tem servido de referência para cálculos de cientistas e políticos.

Ora até 2008 já consumimos 500 mil milhões de toneladas de CO2 – metade do orçamento de carbono calculado pela equipa de Malte Meinshausen, do Instituto de Investigação do Clima de Potsdam. “Se continuarmos a queimar combustíveis fósseis como até agora, esgotaremos o nosso orçamento de carbono e o aquecimento global irá bem para além dos dois graus” em 2010, diz Meinshausen.

E se usássemos todas as reservas de petróleo, gás natural e carvão conhecidas cuja exploração é rentável, então emitiríamos quatro vezes mais.

Ora estas contas mostram que é impossível continuar assim, dizem os cientistas, fazendo um apelo directo aos políticos, num comentário ao seu trabalho. “Só um abandono rápido dos combustíveis fósseis nos dará hipóteses razoáveis de evitar um aquecimento considerável. Um aumento de dois graus na temperatura média global levar-nos-ia muito para além dos níveis naturais de variação da temperatura que a vida na Terra suportou desde que os seres humanos existem”, sublinhou Meinshausen.

Clara Barata in Publico