sábado, dezembro 27, 2008

Chaos Theory (2008)


Realizador: Marcos Siega
Intérpretes: Ryan Reynolds, Emily Mortimer, Stuart Townsend, Sarah Chalke, Mike Erwin, Constance Zimmer

Sinopse
Frank Allen (Ryan Reynolds) tem aperfeiçoado a arte de viver através de um sistema infalível de calendários. O seu diário de listas “a fazer” é uma lenda, fazendo cada escolha seja ordenada e previsível. Mas a vida em si não obedece a esquemas de calendário ou coisas do tipo, e sua tão controlada vida vira um caos quando ele descobre que a sua esposa, Susan (Emily Mortimer), teve um caso com seu melhor amigo Buddy (Stuart Townsend), e que a sua filha de sete anos de idade, Jesse (Matreya Fedor), pode ser filha desta relação e não do seu casamento.

Critica
Frank Allen (Ryan Reynolds) tem a vida cuidadosamente (ou melhor, obsessivamente) organizada em fichas e num rigoroso calendário que não lhe dá margem de manobra e lhe oferece a tranquilidade de não ter de lidar com o inesperado. Após ter escrito um livro sobre o uso eficiente do tempo, Frank dá palestras “evangélicas” sobre este modo de vida. Tudo corre na perfeição até ao dia em que a sua mulher Susan (Emily Mortimer), em vez de adiantar o relógio 10 minutos para que ele lhe possa fazer um recado, acaba por atrasá-lo 10 minutos, abalando por completo o estruturado dia de Frank.

Este é o começo do desmoronamento de Frank como ele sempre se conheceu. Mas, em vez de abdicar do seu hábito, Frank transforma-o, passando a usar as fichas para escrever as diversas opções que se lhe deparam e escolhendo uma aleatoriamente (nem sempre a melhor ou a mais racional). Decidido a assumir o acaso como um elemento inevitável, Frank ver-se-á obrigado a questionar muito da sua vida no caminho para a verdade última.

O argumento de Daniel Taplitz não é dos mais consistentes, apelando a uma série de coincidências e azares que recaem sobre Frank e que nada têm a ver com o referido atraso de 10 minutos. Além disso, os abundantes clichés (como a mota símbolo de “liberdade”) tiram bastante potencial à história. A realização de Marcos Siega não é particularmente surpreendente, sobretudo tendo em conta a sua mais recente participação na terceira temporada da série televisiva ‘Dexter’.

Existe, no entanto, o esforço de dimensionar correctamente as personagens, especialmente Frank cujo equilibrado papel de pai e marido contrasta com o seu lado mais obsessivo. Ryan Reynolds tem a sua veia cómica bem afinada, mas o seu lado dramático deixa algo a desejar. O mesmo não acontece com a versátil Emily Mortimer, que, de forma sustentada, contrapõe a sua Susan a Frank sem se transformar nunca no seu oposto.

“Chaos Theory” fica além da expectativa lançada pelo seu próprio título quando falha em mostrar a componente orgânica da transformação. O que seriam as consequências naturais da mudança, aqui não passam de uma série de situações forçadas. Fica a ideia de que a verdadeira liberdade é aquela que se alcança quando nos atrevemos a sair de dentro de nós mesmos. 7/10


As não estreias em Portugal

Pois é, últimamente tenho reparado numa série de excelentes filmes, que ou vão directamente para os clubes de video ou nem sequer isso. Eis aqui alguns desses exemplos:

Muitos mais são, e ainda outros mais que não virão, como por ex, Efter brylluppet (2006) , ou Chaos Theory (2007) , mas é critério de quem faz a escolha que prefere filmes como Balls of Fury (2007) ou The Breed (2006), pra não referir outros ainda piores.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Bruce Lee plays ping pong

Dá um chuto no sócrates

Jogar

Leis incríveis

Em Novembro de 2004 “Majid” (um iraniano) atacou Ameneh Bahrami (uma iraniana) com ácido, desfigurando-a.

Segundo Bahrami, o ataque foi a resposta de “Majid” à sua recusa em casar-se com ele.

Depois de submetida a diversos e intensos tratamentos clínicos, a senhora ficou mesmo cega.

E agora, ela recusa qualquer indemnização (diz que não quer dinheiro sangrento) e convenceu o júri a aplicar a “Majid” a pena de cegueira através da aplicação de ácido.

E não é que no Irão e na Arábia Saudita a cegueira provocada é aplicada como pena judicial? É a velha máxima “Olho por olho…” a funcionar. Desta vez, de uma forma mais literal do que o habitual.

Espectáculo! Mas isto do “olho por olho” tem muito que se lhe diga… Olha se o Carlos Silvino é condenado na exacta medida dos crimes que (alegadamente) cometeu?

Era ver os putos todos em fila para lhe irem ao pacote! Que rica imagem de Natal!

sexta-feira, dezembro 19, 2008

É o chamado tiro aos pombos

Na filmagem desta cena apenas morreu um pombo!

“Filma aí! Olha olha, tá-me a agredir!”

Já que o Piscinas trouxe a lume as alegações do advogado do Bibi, vejo-me na obrigação de recordar este belo momento televisivo patrocinado pelo ilustre causídico.

Playing For Change: Song Around the World "Stand By Me"

terça-feira, dezembro 16, 2008

Rob Gonçalves e o seu realismo mágico
















40% da população portuguesa seria pobre se vivessem apenas do trabalho

Em 2006, 18% da população portuguesa vivia no limiar da pobreza, isto é, quase um quinto dos portugueses adultos recebe até 4544 euros por ano, cerca de 379 euros por mês.

A pobreza afecta sobretudo o grupo dos idosos, onde a taxa de risco de pobreza sobe para 26%, revela hoje o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento do Instituto Nacional de Estatística (INE), realizado em 2007, incidindo sobre os rendimentos de 2006. Também os menores registavam uma taxa de pobreza superior à média nacional, estimando-se que 21% das pessoas com idade inferior a 18 anos se encontravam em risco de pobreza.

De acordo com o mesmo inquérito, as famílias constituídas por um adulto e crianças, os idosos a viver sós e as famílias com três ou mais crianças são os grupos com as taxas de risco de pobreza mais elevadas, respectivamente com 34%, 37% e 43%, bastante superiores à média nacional de 18%. Ao contrário, os agregados constituídos por três ou mais adultos sem crianças dependentes e por dois adultos com uma criança registavam as taxas de risco de pobreza mais baixas, respectivamente 9% e 12%.

Se a taxa de risco de pobreza fosse calculada apenas tendo em conta os rendimentos do trabalho e transferências privadas, ou seja, excluindo os subsídios e prestações sociais, 40% da população portuguesa estaria em risco de pobreza. Os rendimentos provenientes de pensões de reforma e sobrevivência resultaram num decréscimo de 16 pontos percentuais na percentagem de indivíduos em risco de pobreza, observando-se uma taxa de risco de pobreza após pensões, e antes de transferências sociais, de 24% (25% no ano anterior e 26%, de acordo com o inquérito de 2005).

De acordo com o mesmo inquérito, o rendimento monetário líquido equivalente dos 20% da população com maiores recursos correspondia a 6,5 vezes o rendimento dos 20% da população com mais baixos recursos (com valores de 6,8 no ano anterior e 6,9 de acordo com os inquéritos realizados em 2005 e 2004).

Verifica-se igualmente uma redução no Coeficiente de Gini de 38% para 37%. Este indicador exprime a desigualdade na distribuição do rendimento, assumindo valores entre 0 (quando todos os indivíduos têm igual rendimento) e 100 (quando todo o rendimento se concentra num único indivíduo).

Diario Economico

Jogo do Bush

Defendam o bush do sapato voador...

JOGAR

Drift Tuga

Asfalto que produz energia

"Uma empresa israelita desenvolveu uma forma de produção de energia, baseada no conceito de aproveitamento das vibrações criadas pelos carros nas estradas.

A ideia de se produzir energia através de vibrações captadas por cristais piezoeléctricos não é propriamente nova. O que é inovador na proposta da Innowattech é o método.

O sistema vai começar a ser testado numa secção de 100 metros de uma estrada no norte de Israel já em Janeiro de 2009, onde serão instalados cristais piezoeléctricos por baixo do alcatrão.

De acordo com o inventor, Haim Abramovic, esta tecnologia vai permitir gerar uma potência eléctrica de 500 kilowatts por cada quilómetro de uma estrada movimentada. Se funcionar, o sistema poderá ser aplicado a linhas férreas e a pistas de aeroportos.

A empresa disponibiliza uma demonstração desta tecnologia num vídeo em innowattech"

Hleb: «Entregar Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo foi absurdo»



O avançado Alexander Hleb, do Barcelona, acredita que entregar a Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo foi um «absurdo».
«Antes de tudo, é importante dizer que Ronaldo joga bem, pois, além de marcar golos, também ganhou a Premier League e a Liga dos Campeões. Ou seja, ele merece ganhar alguma coisa. Mas não a Bola de Ouro, ainda mais quando toda a gente viu jogar Messi. Dá vontade de rir ver o troféu nas mãos de Ronaldo», afirmou o avançado ao jornal Le Buteur.
O bielorrusso acredita que as pessoas que elegeram o português «estão cegas e não percebem nada de futebol».
«Privar o Messi da Bola de Ouro equivale a faltar-lhe ao respeito, como génio que é, mas também ao futebol mundial
Hleb justificou no jornal a sua opinião:
«Se querem ver jogadores rápidos percorrer distâncias impressionantes, vejam rugby. Messi também é rápido, mas dá espectáculo cada vez que toca na bola. É um artista. Dá prazer vê-lo jogar. Os únicos que se assemelham a ele são Ronaldinho e Kaká.»

Transformação de sonhos em imagens pode estar próxima

Um grupo de cientistas do laboratório japonês de neurologia ATR, que criou uma nova técnica de análise cerebral, está a tentar transformar os sonhos em imagens de televisão.

«Pela primeira vez no mundo, conseguimos recriar em imagens o conteúdo de percepções cerebrais complexas», garantiu Yukiyasu Kamitani, o líder da equipa, explicando que foram interceptados sinais eléctricos procedentes do olho, existindo uma relação entre a forma observada e a reproduzida.

O trabalho consiste em fazer a pessoa observar uma forma, como uma letra do alfabeto, por exemplo, e, a partir daí, reconstituí-la num ecrã, através da análise da sua actividade cerebral, com uma espécie de dispositivo de conversão de sinais cerebrais em imagens televisivas.

Para criar este sistema, os investigadores desenvolveram um descodificador de variações cerebrais, que associa tipos de sinais a formas básicas conhecidas, combinando vários pares entre sinal e forma, a fim de recriar imagens complexas.

Fonte: Diario Digital